sábado, 3 de março de 2012

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA ALFABETIZAÇÃO

Esse texto está nos Anais do VI EDUCERE - Congresso de Educação da PUCPR.

De acordo com a autora  MIKA (2006)   "Este texto discute uma forma de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura em crianças em processo de alfabetização, por meio das histórias em quadrinhos, contribuindo para a sistematização da leitura e da escrita. As histórias em quadrinhos têm a particularidade de unir duas formas de expressão cultural: a palavra e a imagem. Isso contempla todos os alunos - os que lêem e os que estão iniciando - pois estes conseguem deduzir o significado da história, lendo diretamente ou observando a 
imagem. Para isso discute-se o que propõem estudiosos do assunto, em correlação com as exigências atuais de leitura e escrita da sociedade. Fundamenta-se a aprendizagem à luz de Vygotsky, que concebe que o indivíduo aprende com a interação humana. É a escola o importante espaço de socialização em que se aprende a sistematização da leitura e escrita, práticas que tornam o aluno alfabetizado. Daí a necessidade de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, um rico meio de adquirir informações, e a história em quadrinhos surge como possibilidade. Na seqüência há uma discussão sobre a leitura de quadrinhos, seu surgimento, definição e características dessa tipologia textual, estrutura e linguagem. Para a sistematização do estudo da história em quadrinhos são apontadas algumas possibilidades de intervenção do professor, que contribuem para a aprendizagem da leitura e escrita, por meio das histórias em quadrinhos. A curiosidade em saber o que está escrito dentro dos balões cria o gosto pela leitura. Assim, acredita-se que as histórias em quadrinhos têm grande importância e eficácia nos trabalhos escolares e podem ser incorporadas às aulas de 
alfabetização. "

Para ler o texto completo clique no link que está na referência abaixo:

MIKA, Teodósia. Histórias em quadrinhos na alfabetização. In: EDUCERE- Congresso de Educação da PUCPR,6., 2006, Curitiba. Anais . . . Curitiba: Champagnat, 2006. p. 81-92. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2006/anaisEvento/docs/CI-009-TC.pdf Acesso em: 04 mar. 2012.