segunda-feira, 26 de outubro de 2009

dígrafo CH, NH.LH

Vou contar mais uma historinha que conto para apresentar os dígrafos CH, NH, LH.

"Conto que a letrinha H não tem som quando ela está no início da palavra. E um dia ela estava muito triste porque todas as letras tinham seu som e ela não. O C, que tem um Coração grande, ouvindo isso pensou. Se eu me juntar com ela posso fazer outro som. Então ele chamou a letra N e a letra L, que são muito suas amigas, e comentou sua idéia. Elas adoraram e foram falar com o H. O C começou a falar:
_ H se eu me juntar a você resolveremos o seu problema.
_ Eu não quero fazer o seu som. Assim como quando estou no início junto com as vogais e faço o som delas. Eu quero fazer um som meu. Disse o H.
_ Não será assim. Se você se juntar a mim faremos um som igual ao X e deixaremos todos doidos sem saber qual usar. Riu o C.
E o H aceitou. Então o N veio falar com o H.
_ Vamos nos juntar também? Se eu me juntar a você faremos /nh/
E o L logo veio falando.
_ Vamos nos juntar também? Se nos juntarmos faremos /lh/
E o H ficou muito feliz e passou a ter 3 sons se juntando aos seus amigos."